Sítio Pedagógico
Como Sítio Pedagógico, tem por objetivo, ser uma ferramenta de aprendizagem para auxiliar os professores e facilitar o processo educativo e cultural dos alunos, tornando-o: investigativo, estimulante, interessante, prazeroso, prático e aplicável em diversas áreas do conhecimento e contribuir na formação integral de cada estudante.
Tudo isso orientado por equipe de educadores capacitados para conduzir as atividades ao ar-livre e como aula de campo.
Alguns temas que poderão ser abordados: Educação Ambiental, biodiversidade, ecologia, relevo, paisagens, água e nascentes, hidrografia, mata ciliar, biomas, vegetação, ciclos econômicos, agricultura familiar, área rural, animais, habitat, ciclo de vida, compostagem, minhocário, tropeirismo, solo, imigração, fontes de energia, sustentabilidade, contos infantis, alimentação saudável, plantas e raízes, seres vivos, trilha dos sentidos, entre outros.
Também personalizamos os projetos conforme os conteúdos estudados em sala de aula.
Conheça alguns de nossos projetos:
- Alfabetização Cartográfica e Orientação
- Alimentação Saudável
- Animais
- Educação Ambiental e Biomas
- Lazer
- Projeto com os Índios da Tribo Fulni-ô
- Solo e Paisagens
OBJETIVOS:
Reconhecer a Rosa dos Ventos e suas direções cardeais e utilizá-la no Esporte de Orientação com o Mapa do Recanto Sagrado com o uso da bússola, trabalhando a alfabetização cartográfica. Através do movimento
aparente do Sol desenvolver noções de orientação espacial.
ATIVIDADES:
- Descobrir os Pontos Cardeais com a sombra do próprio corpo e o movimento aparente do sol.
- Com o mapa do Recanto e a Rosa dos Ventos, farão uma trilha de Orientação desenvolvendo habilidades de leitura cartográfica e utilização da bússola.
- Observação dos vários tipos de solo, sua composição e formação.
- Terão contato com vários tipos de rochas e deverão identificá-las, classificá-las e de sua utilização pelo ser humano.
- Atividades de lazer no parquinho e esportes.
OBJETIVO:
Promover atividades lúdicas nas quais as crianças aprendem conceitos de nutrição, higiene pessoal e dos alimentos para manter uma boa saúde: construtores, reguladores e energéticos.
Através da visita e atividades pelos ambientes do Recanto, as crianças poderão aprofundar seus conhecimentos sobre alimentação saudável, a qual é essencial em todas as fases de nossa vida. Quando somos crianças, nossa alimentação é voltada para o crescimento de nossos ossos, pele, músculos e órgãos. Nessa fase brincamos, pulamos, aprendemos a ler e a escrever, entre várias outras coisas, por isso uma alimentação balanceada é imprescindível, pois precisamos de energia necessária para todas essas atividades. É também nessa época da vida que formamos nossos hábitos alimentares, ou seja, que “aprendemos” a gostar ou não de certos alimentos.
PROGRAMA:
- Acolhida
- Teatrinho
- Caça ao tesouro dos ALIMENTOS que irão compor a PIRÂMIDE ALIMENTAR
- Montagem da pirâmide alimentar
- Produção da salada de fruta com os “tesouros” (frutas) encontrados
- Hora do Lanche
- Visita e plantio na horta, compostagem, animais e pomar.
- Plantio de mudas
- Lazer
OBJETIVO:
Proporcionar aos alunos um programa sobre ANIMAIS desenvolvendo atividades na natureza com rica biodiversidade em meio a trilhas e diversos animais.
Conhecer diversos ANIMAIS (silvestres – domésticos – estimação e exóticos) onde serão abordadas as características gerais, o ciclo de vida, aspectos econômicos, curiosidades, hábitos, origem, risco de extinção, cadeia alimentar e outros.
Em meio a uma trilha com vegetação preservada de Mata das Araucárias, que faz parte do bioma Mata Atlântica, os alunos poderão observar e conhecer riachos, nascentes, mata ciliar, a biodiversidade das espécies da fauna e da flora, decomposição, o habitat dos animais silvestres e sua importância no ecossistema, o desmatamento para ocupação do solo para agricultura e pecuária, aquecimento global entre outros.
Atividades:
Conhecer lavoura onde no passado fora ocupado pelo bioma Mata Atlântica e a importância das abelhas para a polinização, caminhada por trilha interpretativa em mata nativa com visita a uma cachoeira. Contato com a criação de animais domésticos (carneiros, galinhas, cavalos, cabritos, vacas e coelhos), animais exóticos (periquitos e codornas), animais de estimação (cachorro e gato) e animais silvestres (empalhados) em meio a trilha de mata nativa (tatu, aguatirica, macaco, gralha azul e outros) mostrando o habitat natural e a ameaça da extinção dos mesmos, passeio a cavalo e de carroça, momentos de lazer, esportes e convivência.
OBJETIVO:
Proporcionar vivências em ambientes diversificados através de observação, contato e manuseio de animais, vegetais e objetos históricos, realizar caminhada em ambiente natural, a fim de contextualizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Atividades:
- Acolhida : observação do ambiente rural, natural e suas características.
- Horta: observação de partes das plantas e sua presença em nossa alimentação, tipos de raízes, plantio de mudas e sementes.
- Animais: observação e convívio com aves e mamíferos, suas características, ciclo de vida e habitat.
- Caminhada por trilha em meio à mata abordando aspectos de orientação espacial, uso dos sentidos como recurso de observação, aspectos do ambiente natural (nascentes, rios, vegetação, recursos naturais, seres vivos e biodiversidade)
- Observação das características da mata das Araucárias e Floresta Atlântica.
- Atividade de lazer: passeio a cavalo, parque e esportes.
Com ótima estrutura para passar momentos agradáveis com os amigos, em contato com a natureza e com diversas opções de lazer para muita diversão, aventura e recordação das amizades. Haverá uma programação com diversas atividades recreativas com uma equipe de monitores.
ESTRUTURA e LAZER:
Dormitórios para acantonamento como salas de apoio, vestiários com 06 duchas masculino e feminino, campo de futebol, basquete e voley de areia, trilhas ecológicas, tirolesa, paredão rochoso para rapel e escalada, cachoeiras, banho no riacho, passeio a cavalo (conduzido) e de carroça, trenzinho puxado por trator, “skibun”, redário, casa polonesa, playground, fazendinha com diversos animais e muito contato com a natureza.
PROGRAMAÇÃO:
Chegada no Recanto Sagrado e Acolhida pela equipe de monitores. Apresentação do local e início das atividades. Faremos divisão de grupos e rodízio nas atividades.
Pela disponibilidade de tempo será necessário selecionar as atividades. Sugiro atividades dirigidas pelos monitores do Recanto: trilha do paredão com passagem pela fazendinha e contato com os animais, tirolesa, passeio a cavalo conduzido e atividades livres: esportes, play ground, redário e casa polonesa.
Temos também a opção de atividades com água: “skibun” e banho de cachoeira.
Conforme o tempo também desenvolvemos gincanas, torta na cara e outras atividades.
Horários: manhã: 8h30 às 11h30 – tarde: 14:30 às 17h30
OBJETIVO:
Proporcionar aos educandos, uma imersão na cultura dos índios da tribo Fulni-ô em ambiente natural e florestal do Recanto Sagrado, evitando-se a discriminação e o preconceito.
Conhecer, valorizar e respeitar as diferenças dos povos indígenas do Brasil através da interação, apresentação, oficinas e convivência com membros de uma tribo que preserva sua língua, seus costumes, religiosidade e tradições. Ouvir histórias, contextualizar os problemas e relatos dos descendentes dos primeiros habitantes do Brasil, promovendo o respeito mútuo e a tolerância.
PROGRAMAÇÃO:
Os alunos serão recebidos pelos índios da tribo Fulni-ô, que estarão portando seus cocares multicoloridos, suas pinturas corporais, suas vestimentas tradicionais e instrumentos musicais com os quais farão uma apresentação de dança, canto e pajelança ao redor da fogueira. Os alunos serão convidados a participarem da grande roda interagindo com os índios em sua arte e tradições.
Em seguida, em ambiente no meio da floresta, os alunos terão uma palestra interativa com os índios
que abordarão temas que retratam o modo de vida, suas dificuldades, o respeito à diversidade cultural, e o convívio, preservação e dependência da natureza.
Na sequência os alunos participarão de 04 oficinas conduzidas pelos índios, em forma de rodízio:
pintura corporal, trilha na mata conhecendo ervas e cura pela natureza, arco e flecha ou culinária e
artesanato.
Durante o período os alunos terão o momento do lanche e tempo para quem quiser apreciar e adquirir artesanato dos índios que é um dos principais meios de subsistência e cultura da tribo Fulni-ô.
OBSERVAÇÃO:
O Colégio poderá sugerir temas específicos para a palestra que sejam mais condizentes aos conteúdos abordados em sala de aula e a faixa etária dos alunos.
OBJETIVO:
Conhecer elementos naturais e culturais da paisagem rural, atividades econômicas, diferentes ecossistemas, tipos de solo, através da observação e atividades práticas em diferentes ambientes, para vivenciar e concretizar os conteúdos estudados em sala de aula.
- Solo: horizontes, camadas e formação do solo
- Araucária: elemento natural, dispersão e dependência com espécies animais e vegetais (esquilo, gralha azul, cotia, polinização, fruto), exploração, extinção.
- Ecossistemas, biodiversidade.
- Energias alternativas, consumo e uso racional de água e eletricidade: aquecedor solar, luz de Moser.
- Paisagem urbana e rural, agricultura e pecuária, extrativismo, elementos naturais e culturais.
- Locomoção e transporte: caminhadas, cavalo, carroça e veículos atuais.
- Uso dos pontos cardeais e orientação com mapa
ATIVIDADES
- Observação dos vários tipos de solo, sua composição e formação.
- Observação de fontes alternativas de aquecimento e iluminação.
- Estudo da Araucária: elemento natural na paisagem paranaense, formas de dispersão, extrativismo como causa do risco de extinção, polinização e frutos, interdependência com outos vegetais e animais.
- Caminhada por trilha observando os sons, o frescor da mata, a diversidade vegetal e animal, discutindo a importância de preservar o meio ambiente e a dependência entre a vegetação e a água).
- Observação da paisagem rural e seus elementos naturais e culturais, contrapondo com a realidade diária vivenciada no meio urbano. (lavoura, pomar, animais, trilha)
- Passeio de carroça e cavalo explorando os meios de locomoção e transporte ao longo da história.
- Atividades recreativas no parque, esportes e tirolesa como lazer rural e aventura.